sexta-feira, dezembro 03, 2010

Introduzindo culturas: Texto "Banzo"

Minha aluna costumava chamar os colegas de banzinho ou banzinha. Em l997 foi morar em Porto Alegre e estudar no colégio Bom Conselho. Sempre dizia à mãe:
- Quando estiver lá em POA, preciso cuidar para não falar banzo. Não quero pagar mico na escola nova!
Em uma determinada aula de matemática, o professor sai da sala marcando prova para o dia seguinte e bate a porta, deixando os alunos apavorados e em grande agitação.
A aluna levanta-se num ímpeto e diz:
- Esse professor até é banzo!
Todos os colegas caem na gargalhada querendo, dela, explicações sobre o sentido que ela estava dando a palavra banzo, pois não entenderam a frase. Ela explica:
- Na minha cidade, banzo é que nem esse professor, meio doido.
A partir daí virou gíria chamar uns aos outros de banzo. A menina que tinha medo de falar algumas palavras de sua cidade, ficou popular na escola e tornou-se até, no futuro, presidente do grêmio estudantil.

quinta-feira, dezembro 02, 2010

Sugestão de livro

     Adorei o livro de contos CAVALO CEGO de JOSUÉ GUIMARÃES, pois prende a atenção do leitor,onde o autor mostra sua habilidade na construção da trama.Leia,pois a leitura enriquece o vocabulário aprimorando a linguagem.Abraços!Cátia

domingo, novembro 28, 2010

FOTOS VISITA: "FEIRA DO LIVRO"

O grupo "CAFÉ GURIAS esteve prestigiando a feira do livro da Escola Marcelo Gama, na praça, dia 26 de novembro. Por lá compartilhamos com os alunos ajudantes algumas leituras e dicas de livros. Também curtimos peças de teatros escritas e apresnetadas pelos próprios alunos. Isso é magnifíco. Eles são D+. Super criativos e inteligentes. As peças estavam incríveis. Parabéns.
          
grupo seis amigas

Resumo: O homem e a linguagem

Desde Aristóteles, que o homem é um ser social e que precisa se comunicar. Necessita, assim, viver em sociedade onde compartilha informções e experiências que irão levá-lo a compreender e adquirir culturas de mundo em que vive e vai acumulando experiências de sua galera e construindo uma cultura própria tansmitida de geração para geração. Dentro desse contexto de transmitir sua cultura o homem  vai em busca de meios para comunicar-se com seus semelhantes, cria símbolos e signos de vários tipos ( linguísticos, picturais e gráficos). E assim trasmite seus sentimentos,emoções e sensações.
Em meio a essas criações para se comunicar o homem ousa no emprego de gestos, batidas, desenhos, palavras and so on. O que o homem utiliza para se comunicar chamamos de linguagem, um conjunto de símbolos importantes para a comunicação. Ela pode ser  verbal ou não-verbal, a primeira é o mais útil seja oral ou escrita, e o segundo emprega símbolos que não dependem de palavras, mas, sim de imagens (cores, gestos, desenhos, sons, batidas and so on.
Então podemos dizer que a língua é um conjunto de regras, combinadas e articuladas entre si, o qual possibilita a um determinado grupo utilizar-se da linguagem para se comunicar. Chamamos isso de código lingístico, utiliza-se da linguagem própria e particular de um determinado grupo. O mesmo código linguístico utilizado pelas comunidades portuguesas (Brasil, Moçambique,  Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé, Príncipe e Brasil) é a Língua Portuguesa.
Já a fala é a realização concreta da língua, realizada por um indivíduo da comunidade num determinado momento,  mas para que seja completo é preciso que se respeite as regras internas (código linguístico). Podemos dizer que a língua é comum a todos os seus usuários porém a fala é um ato individual de cada membro pode efetuar com o uso da linguagem.
Por isso as variações linguísticas que estão onipresente e são intermediárias nas relaçõe com os outros.
A linguística aceita todos os tipos de construções na fala desde que haja comunicação.
Andreia