domingo, novembro 28, 2010

Resumo: O homem e a linguagem

Desde Aristóteles, que o homem é um ser social e que precisa se comunicar. Necessita, assim, viver em sociedade onde compartilha informções e experiências que irão levá-lo a compreender e adquirir culturas de mundo em que vive e vai acumulando experiências de sua galera e construindo uma cultura própria tansmitida de geração para geração. Dentro desse contexto de transmitir sua cultura o homem  vai em busca de meios para comunicar-se com seus semelhantes, cria símbolos e signos de vários tipos ( linguísticos, picturais e gráficos). E assim trasmite seus sentimentos,emoções e sensações.
Em meio a essas criações para se comunicar o homem ousa no emprego de gestos, batidas, desenhos, palavras and so on. O que o homem utiliza para se comunicar chamamos de linguagem, um conjunto de símbolos importantes para a comunicação. Ela pode ser  verbal ou não-verbal, a primeira é o mais útil seja oral ou escrita, e o segundo emprega símbolos que não dependem de palavras, mas, sim de imagens (cores, gestos, desenhos, sons, batidas and so on.
Então podemos dizer que a língua é um conjunto de regras, combinadas e articuladas entre si, o qual possibilita a um determinado grupo utilizar-se da linguagem para se comunicar. Chamamos isso de código lingístico, utiliza-se da linguagem própria e particular de um determinado grupo. O mesmo código linguístico utilizado pelas comunidades portuguesas (Brasil, Moçambique,  Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé, Príncipe e Brasil) é a Língua Portuguesa.
Já a fala é a realização concreta da língua, realizada por um indivíduo da comunidade num determinado momento,  mas para que seja completo é preciso que se respeite as regras internas (código linguístico). Podemos dizer que a língua é comum a todos os seus usuários porém a fala é um ato individual de cada membro pode efetuar com o uso da linguagem.
Por isso as variações linguísticas que estão onipresente e são intermediárias nas relaçõe com os outros.
A linguística aceita todos os tipos de construções na fala desde que haja comunicação.
Andreia

Um comentário:

  1. É isso aí. E como Deus continua a permitir que pessoas nasçam, cresçam, pensem, se comuniquem e morram tudo isso continua em constante mutação adequando-se, atualizando-se para cumprir a sua função. Eliana

    ResponderExcluir

Agradecemos o carinho, a atençao e a sugestão!